Prefeitura Muncipal de Colombo, Paraná

A Professora Tânia, formada no Instituto de Educação do Paraná, aos 18 anos, era sonhadora, exigente  e determinada a mudar o futuro das crianças. Eu acreditava, com toda a convicção do mundo, que a educação era o caminho para um futuro melhor (e ainda acredito!).

Ser professora em comunidades carentes exige ir muito além do quadro e do giz: é preciso ouvir histórias de dificuldades que nenhuma criança deveria viver e voltar no dia seguinte para mais uma aula.

Uma experiência transformadora que me ensinou que o mundo nem sempre é justo, mas que a gente pode – e deve – fazer a nossa parte para mudar isso.

Be Academy 

Na edutech mais fofa que o Brasil já teve, as aulas eram dinâmicas e repletas de discussões sobre cases reais e atuais, que conectavam teoria à prática, para garantir que os alunos saíssem da sala de aula com ferramentas e insights aplicáveis em seus negócios ou carreiras. 

E por que foi especial? Porque a Be Academy  proporcionava um ambiente único, onde inovação e criatividade fluíam naturalmente, tornando cada aula uma experiência memorável.

Universidade Pontifíca Católica – PUC RS + UOL Educação

Quem diria que a menina que lia Gabriel Garcia Marquez aos 12 anos de idade seria professora convidada para uma cadeira de Inovação e Inteligência Artificial?

Essa é uma parte da vida profissional que aquece meu coração, porque mistura tantas Tânias diferentes. É inspirador e honroso ter essa experiência no meu currículo!

Escolas de formação profissional

Bitcompany

A Bit Company foi mais do que meu primeiro emprego em vendas — foi o lugar onde descobri minha paixão por conectar pessoas e transformar vidas através da tecnologia. 

Conhece aquele ditado que diz “Ela vende gelo para pinguim”?

Eu vendia cursos básicos de informática, compostos por quatro módulos: Windows, Word, Excel e PowerPoint. Hoje parece simples, mas naquela época, eram seis meses de curso, em um panorama onde, estima-se, que de 5% a 8% dos domicílios no Brasil tinham computador. A informática ainda era vista como um recurso para empresas ou para a parcela da população com maior poder aquisitivo.

E eu tive a sorte de começar justamente numa empresa pioneira e visionária, que me antecipou um futuro com o qual eu nem sonhava! Agora, eu era a garota que trabalhava com tecnologia e isso foi o começo de uma mudança inimaginável e que me trouxe até aqui.

Microcamp Tecnologia

Eles me roubaram da Bitcompany! Eu disse não na primeira e na segunda oferta. A terceira era financeiramente irrecusável. 

E eu descobri que nem sempre fazer essas trocas é uma boa escolha, porque foi uma contratação pela minha experiência e não pelo meu potencial. Era apenas fazer mais do mesmo. E, para aquela garota, se não fosse para se desafiar e continuar aprendendo, não interessava. Um vôo curto, que me levou a outra experiência interessante.

Yázigi International English School

Nem é tão difícil assim vender cursos de inglês! Mas, quando sua única experiência com outra língua foram as aulas de uma escola pública, uma vez por semana, o desafio se torna quase intransponível.

Foi aqui que eu aprendi sobre privilégio. Conheci meninos e meninas quase da minha idade, e outros muito mais jovens, que tinham um ambiente seguro para se tornarem adultos muito mais competitivos.

Mas, se você acha que é impossível, me dê cinco minutos! Além de me tornar uma excelente vendedora — e ser promovida a coordenadora em apenas seis meses —, eu fazia todas as aulas que me eram permitidas.

E que sorte a minha! Depois de aprender tanto sobre tecnologia, ter experimentado um trabalho que me preparou um pouco mais para o que vinha pela frente.